segunda-feira, junho 04, 2007

Mais um susto

Pessoal,

É bastante complicado ver que a violência chega cada vez mais perto de você. Para os que já leêm esse blog há algum tempo, sabem que eu já postei a respeito de algumas experiências onde a violência chegou bem perto de mim.

Na quinta-feira da semana passada aconteceu novamente. Peguei o metrô na Carioca com destino à Central, onde pego o trem para minha casa. Por volta de 19h30, saindo da plataforma do metrô na estação Central, ao chegar no topo da escada rolante que leva da plataforma à estação do metrô, me deparei com uma multidão correndo desesperadamente na minha direção, todos apavorados. Sem saber do que se tratava, tentei descer a escada rolante com ela subindo, e cheguei a cair no final dela. Machuquei minha mão e fiquei com o braço e perna direta doloridos.

Ao chegar na outra escada rolante, que vai da estação de metrô para a estação de trem, novamente uma multidão correndo na direção contrária. Passados os sustos, consegui subir e entrar na Central.

Bem, resumindo. A polícia bateu de frente com um grupo de marginais ao lado da Central e o tiro comeu solto. A circulação dos trens ficou suspensa por quase meia hora.

Duas coisas me impressionaram: definitivamente o carioca já se acostumou a viver com isso. Logo depois dentro do trem já vindo pra casa, estava tudo normal...já nem se falava mais no assunto.

A segunda é que as pessoas dizem que está muito perigoso sair à noite (e eu concordo plenamente). Aí você deixa de sair, se torna um prisioneiro dentro da sua própria casa, e se depara com uma situação dessas voltando do trabalho! Em um local onde milhares de mães e pais de família que trabalharam o dia inteiro estão voltando pra casa exaustos!

Realmente tá difícil. Eu tenho 30 anos de idade e acho que por conta disso estou perdendo uma fase da minha vida em que poderia estar conhecendo lugares legais da minha própria cidade. Mas o estado de pânico em que vivo de uns tempos pra cá, me levam a ficar em casa à noite na grande maioria das vezes...

É isso...vamos continuar cobrando medidas pra mudar esse quadro. A boa vontade do governador pode até ser louvável, mas estão faltando ações mais contundentes. Dar um salário um pouco mais digno pros policiais poderia ser um começo. Tudo bem que não seria um aumento substancial, pois o estado está quase falido, mas algum reajuste precisa ser dado.

Abraços.

Um comentário:

Andrea disse...

É a banalização da violência, Marcus ! Hoje mesmo conversando com uma amiga não conseguimos chegar a conclusão do porque de tanta apatia ... ficamos ambas sem ter o que responder. Abraços !